às cinco e meia, na praça do ferreira, pulsar da fortaleza, meu coração ainda era inquietude pura

.
às cinco horas, na fortaleza, tudo faz um sentido desajeitado dentro de mim. é como se uma tristeza, uma euforia, uma alegria, uma anunciação, uma dor do mundo; assim tudo junto tomasse conta de minha anima, em plenas dezessete horas quando cruzo o parque da liberdade com os fones de ouvido a escutar as canções mais bonitas, escolhidas para serem repetidas e embalar momentos de tragicidade como foi às dezessete horas.

hoje os sinos tocaram às dezessete horas, e não às quatro horas. ainda bem, porque às dezesseis horas eu estava muito concentrada num assunto burocrático desses que se engancham e não teria nenhum pelinho de meu corpo a se arrepiar com a euforia dos metais e vento. às dezessete horas eu fiquei parada olhando o laguinho e os patos, o casal abraçado do outro lado do parque, o menino me pedindo cigarro, eu não fumo, me desculpe, respondi. deus te abençoe, ele disse. respondi, agradecida, amém. coloquei novamente o fone no ouvido esquerdo, porque cismei que escuto melhor com todo o meu hemisfério esquerdo, e continuei o caminhar.

às cinco e meia, na praça do ferreira, pulsar da fortaleza, meu coração ainda era inquietude pura e nem mesmo o vento um pouco frio a balançar e inaugurar minha nova era em vestidos florais e delicados me fez jogar fora os desesperos. às cinco e quarenta e cinco, com o céu colorindo-se de rosa, a major facundo e seu trânsito desenfreado de táxis e passantes a carregar as sacolas da loja insinuante. a vida insinuando-me paciência, às dezessete e cinqüenta e dois.

Deixe um comentário

