baleiês

baleiês. essa é a língua falada pelas baleias, todas elas, jubartes, cachalotes, orcas, baleias-comuns… (não consigo imaginar uma baleia sendo comum, mas) sei – com minha certeza de quem sempre se aventura na linguística acadêmica – é a língua ‘falada’ pelas baleias.

acontece que, tendo eu assistido ao concerto delicado de vitor araújo na última sexta-feira, aqui em fortaleza, e tendo ele tocado uma composição sua (solidão #4), onde senti em vibrações que ele emitia sons que me lembraram o canto e o lamento de uma baleia. comentei com flávia. choramos.

confesso que sou mais apaixonada por pinguins do que por esses cetáceos gigantes e descobri com pessoas que amo muito, que o canto das baleias é frequentemente utilizado pelo macho para cortejar a fêmea. descobri também que pesquisadores desenvolveram técnicas de utilização de reprodução desses sons e assim atraíam as bichinhas para a matança.

outra experiência com baleias e coisas tristes aconteceu em 2005, quando pela primeira vez estive no arpoador, no rio de janeiro, e meu amigo me contou o porquê de ter esse nome. fechei os olhos e uma sensação imaginária de lamento e dor invadiu minha madrugada. passei muito tempo sem conseguir pisar naquelas pedras. atualmente já consigo contemplar mar-horizonte-deus-finitude com outros olhos, e vou ao arpoador como quem vai ao encontro de lembranças, muito respeitosamente.

hoje é domingo. sentei-me diante do computador e pesquisando sobre o ato comunicacional o google me conduziu ao cantos das baleias: me sugeriu um link onde uma propaganda utilizava-se da premissa de que, ao se comunicar, quase tudo acontecia. cliquei. chorei enternecida com o que ouvia e via. há um link onde é possível ver o vídeo da campanha publicitária e umas coisas de interatividade, que divido com vocês, pessoas tão queridas, nessa minha manhã ensolarada de setembro.

minha sensação é de algo muito bom. e as baleias dançam em alto-mar celebrando o amor e o estar sendo.

um beijo em baleiês pra vocês!

segue o link interativo:
http://www.optuswhalesong.com.au/

e o vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=snemwBzIz5g

Deixe um comentário

