joão capinava o seu mato em sua tarefa de encantar o mundo com o impossível.

.

não era um joão como tantos outros joãos que circulam por aí pelo meio do mundo. esse joão tinha talento, o rapaz: cortava, pregava, costurava, sapateava, assobiava chupando cana, catava coquinho na esquina, fazia favores, capinava seu mato, observava o cantar dos pássaros na goiabeira, comia feijão com arroz, incrementava no macarrão com salsicha, consertava o cabresto das havaianas quebradas, ouvia as mazelas dos amigos, dividia a lata de doce, afagava cabeça dos cachorro de rua, dividia a cajuína são geraldo com estranhos e trabalhava com alegria e orgulho em sua tarefa de encantar o mundo com o impossível.

era assim com joão, que caminhava quase bailando pelas ruas da miúda pequenópolis, cidade bonita e encantadora – que tantas vezes era tão incompreensível com os forasteiros que desejam, de alma, se achegarem e trazem consigo o pecado capital de não terem o gentílico na certidão de nascimento ou de saberem-se um pouco mais sabido do que o resto do mundo.

um dia joão foi açoitado e ainda assim continuou trabalhando, sorrindo e acreditando – não se sabe como – que tudo iria se ajeitar, ave maria! valei-me, meu padim! tenha calma que aqui há lugar para todos de boa vontade.

e joão seguiu, mesma determinação de ir em frente, cabeça erguida, asas machucadas, voo baixo.

cortaram as duas asas de joão, patinhas ao chão, catando migalhas, joão se sentiu gravemente ferido. sem moedas, sem pão, sem circo. joão se sentiu traído, envergonhado por ter sonhado, por ter andado pela cidade de peito aberto, levado bombas, bala, inveja e nada ter sido valorizado.

mas não arrepare, não: joão fará outro ninho, nas terras das possibilidades outras, porque joão não está perdido. e a asa cresce, fortifica. o canto de joão reverbererá em outros tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s