já o regimento: este não me rege

.
professava e não me educava, o professor doutor, mestre nas artes tecnológicas da supremacia do conhecimento: há um código, um regimento, postura, ética, blá blá blá blá blá blá… minha cabeça travada perguntando: ‘ué, mas aqui não é o campo do saber?! cadê a vanguarda dessa universidade, que se aparta da capital para ter autonomia?! e as mentes pensantes e brilhantes que pensam em fazer tudo diferente?!’

tudo balela: do alto de seu recheado lattes a sentença de que era preciso seguir as ordens, as leis, as regras. a última palavra é dele. não adiantou eu me explicar, justificar minha vida, meu verdadeiro calvário a disciplina de estar diariamente, cinco dias na semana em sala de aula. não adiantou relatar a verdade, meu ofício, minha experiência, meu trabalho por um mundo melhor: minha margem de faltas, seja pelo que fosse, já havia sido atingida e, você sabe, sou pessoa ética, não posso abonar porque há o regimento.

a regulamentação, o encaixotamento, tão modernidade, não cabe à nós, não, nesse sertão, não nessa oportunidade de expandir o campo de excelência acadêmica. cada um sabe como trabalhar, como estudar, como produzir. isso, sim, deveria ser levado em consideração.

há vários colegas em sala de aula que estão lá, seus corpos estão lá. seus desejos: facebookiando, dormem, voam, não interagem, não leem, não discutem. é verdade, assumo, eu não fui. mas quando fui estive ali. e estive ali mesmo além dos muros! procurando por mais, correndo por fora, como nos dizem sempre. e se o professor doutor me perguntar, eu saberei mostrar, saberei questionar, saberei dialogar sobre a realidade do que estudo e vivencio. nos cinco dias da semana e ao servir ao povo.

o regimento não prevê a quase inacessibilidade ao campus. o regimento não escuta as verdades, apenas segue a média, o bem comum. já o regimento: este não me rege.

Deixe um comentário

